sexta-feira, 29 de junho de 2007

DIACONIA


Diaconia é o nome dado aqueles que formam uma equipe que servem aos cultos na Igreja. Dependendo do tamanho da Igreja podem haver mais de duas equipes. Importante é dizer que não é somente o Diácono ( aquele que é separado para servir) que atua na diaconia, mas ela reune a todas as autoridades da Igreja envolvidas num culto .

Quais as funçoes da Diaconia?

Chegar antes do culto e deixar tudo ok para a realizaçao do mesmo. Tendo atençao especial e verificando se há agua no altar, envelope sobre as cadeiras (e se esse é o certo para o culto), se há óleo de unçao, se tudo está limpo,organizado, se a pessoa que vai abrir o culto já chegou, se os levitas estão prontos e o som bem afinado. Tendo atençao especial ainda para os letreiros, calçada, ar , luzes e recolhimento de lixo. O trabalho da diaconia começa na abertura da Igreja e só termina no fechamento da Igreja e não apenas com o término do culto.


Ainda na Diaconia, o líder deverá separar antes do culto, aquele que vai recolher as ofertas; aquele vai ficar na recepçao; na intercessão ; na segurança ( preferência sempre para os homens) e no quiosque ( esse em especial nao pode se ausentar do quiosque para nada, tem a funçao de dar suporte em emergências).


Importante ressaltar que cabe aquele destinado a recolher os dízimos e as ofertas, que o recolhimento comece pelo Bispo ou pelo Pastor, que são o cabeça da Igreja. Após eles, os membros podem também entregar suas contribuições. Outra coisa, a prioridade para os trabalhos na diaconia são sempre do servo ungido, na ausência dele e havendo necessidade, aquele que ainda não foi ungido mas que já está estudando, pode ajudar e atuar em trabalhos como : recolhimento de dizimos e ofertas, preparaçao da Santa ceia e afins..

Nenhum comentário: