sexta-feira, 29 de junho de 2007

O QUE É UNÇÃO?

UNÇAO (ATOS 1:8)

A unção é a capacitação sobrenatural que vem do alto e independe de qualidade, ela vem de Deus por graça.. não por mérito .

E a Palavra deixa esse entendimento bem claro quando fala: E RECEBEREI ENTRE VÓS PODER AO DESCER SOBRE VÓS O ESPIRITO SANTO DE DEUS". Também por isso, o símbolo do óleo que representa a unção é o derramar, símbolo profético. O óleo é o próprio Espírito Santo.
A unção pode ser comprada? Com dinheiro não. Mas pode ser comprada com nosso posicionamento, renuncia e quando nós literalmente pagamos o preço pela obra. Jesus por exemplo, pagou o preço, um preço de Sangue.
Pontos importantes de Atos 1:8

Recebereis poder:
No grego, poder significa DÍNAMIS (= explosao). O poder então é um poder explosivo, no sentido que explode e se espalha por vários lugares. Como vemos por exemplo, que depois do derramar do fogo , em Atos 8, a Igreja cresceu e se espalhou. Para a unção explodir em nossas vidas é necessário 3 requisitos :
OBEDIENCIA – DEPENDENCIA – COMUNHAO

A OBEDIENCIA é a maior arma espiritual que vence o inimigo. O maior poder contra Satanás é fazer aquilo que ele não conseguiu fazer : Ser obediente ao Senhor. E para sermos obedientes precisamos cumprir a vontade do Senhor, a voz do Espírito, que fala conosco. Exemplo ; Samuel é chamado pelo Senhor e num primeiro momento, Eli o ensina como ele deveria responder.

Em atos 1:4, o Senhor deixa claro que para os discípulos receberem poder teriam que permanecer juntos em Jerusalém, esse seria o primeiro passo para a unção.

A DEPENDÊNCIA DIVINA aparece em Atos 1:14, quando diz que eles perseveravam unânimes em oração e súplicas. Qto mais eu dependo do Senhor, mais eu cresço e habilito a minha vida.

Outro fator é a COMUNHAO . "Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos no mesmo lugar.." ( Atos 2:1). :" É não comunhão dos irmãos que o Senhor ordena as suas bençaos".
Para muitos, a unção traz a idéia de poder, mas esse PODER É PARA SERMOS TESTEMUNHAS DE DEUS. No grego, testemunha quer dizer MÁRTIR. E como mártires precisamos morrer para o mundo. O Senhor não opera nas divisões.

OS DIFERENCIAIS DA UNÇAO APOSTOLICA:
1.Somos um só em corpo, uma única visão e uma única direção. (aonde nós fomos a Palavra é a mesma);
2.Nunca ferimos aquilo que é sagrado.
3.Buscamos a visao da qualidade e excelência;
4.Vivemos a dimensão profética , através de uma palavra forte;
5.Temos um louvor diferenciado. Nosso louvor é a nossa identidade, onde cantamos o fruto das nossas experiências e conquistas;
6. Ministraçao de oferta, com ousadia e liberdade

Outra coisa importante em Atos 1, é a necessidade de PERMANECER. Exemplo : Saul não permaneceu na unçao e ficou endemoniado e atribulado. David cheio da unçao orava e Saul se acalmava porque a unçao contagia, alegra e edifica.

Para Ter "mais " unçao e saber usá-la, temos que orar e estudar mais. Quando eu Permaneço, eu mantenho e multiplico a unçao na minha vida através da HABILITAÇAO e da CONSTITUIÇAO.

A HABILITAÇAO acontece quando eu me coloco a disposição para trabalhar na obra, fazendo fluir o poder de Deus em minha vida. Ref Atos 10:38. Mas essa minha disposiçao e motivação tem que ser verdadeira no Senhor. Em João 6:66 vemos que milhares de pessoas que seguiam ao Senhor, em determinado momento da caminha, quando a Palavra aperta, eles desistem e voltam atrás. E fazem isso, porque estavam motivados pelos milagres e não pelo Senhor. A motivação deles estava em Joao 6:26. QUANDO OS DISCIPULOS BUSCARAM PARA O PROPRIO VENTRE, ELES PERDERAM A HABILITAÇAO PARA A UNÇAO.


A CONSTITUIÇAO é a conseqüência da habilitaçao. É viver aquilo que o Senhor separou para mim no mundo espiritual. Ref Jeremias 1:5 "Antes que eu te formasse no ventre, te conheci e antes que tu saísses da madre, te santifiquei. Às nações te dei por profeta". A constituição é o propósito profético de Deus em minha vida.
Para viver o meu chamado antes de tudo é preciso : DESEJO – ENTREGA E RENUNCIA, PARA SE CHEGAR A PLENITUDE.

Recapitulando:
U + H = C


Unçao é o poder de Deus em minha vida
Habilitaçao é a unçao em exercício, é qdo eu operacionalizo a unçao.
Constituiçao é o fruto da unçao e da habilitaçao.

Exemplo: David foi separado para ser REI, recebeu essa unçao derrotando urso, habilitando a vida dele para que no futuro, ele derrotasse um gigante.

ASPECTOS DA UNÇAO : Para vivê-la é preciso PAGAR O PREÇO, ELA PROVÊ A HABILITAÇAO, ELA GERA A CONSTITUIÇAO MINISTERIAL E 1JOAO 2:27 ( ELA NOS ENSINA TODAS AS COISAS).

A UNÇAO nos ensina, quebra o jugo do inimigo e permanece em nós. A unçao uma vez recebida, não nos abandona. Não há como perdê-la. Uma vez derramada ela sempre estará sobre a nossa vida. Quem se afasta, perde a honra espiritual de usá-la.. mas não perde a unçao.

OBS: a unçao não te forma um auto-didata. Ela te dá os ingredientes mais o conhecimento para melhor usa-la nós eh quem temos que buscar. Quanto mais conhecermos a bíblia, a Palavra, mais o Senhor nos usará.

Nenhum comentário: