sexta-feira, 29 de junho de 2007

HISTORIA DA IGREJA RENASCER EM CRISTO

A história da Igreja Renascer em Cristo tem seu início há mais ou menos 15 anos, quando o Apóstolo Estevam Hernandes e sua família saíram da igreja da qual faziam parte. Alguns problemas envolvendo a direção da igreja foram o motivo de tal decisão. A partir daí, o que eles estavam buscando era receber de Deus uma orientação para qual ministério iriam.

Desde sua saída, muitas pessoas já manifestavam o desejo de segui-los, mas o Apóstolo sempre deixou claro que não estava saindo para dividir a igreja. Dentre as pessoas da antiga igreja, havia um casal que estava sendo discipulado e, para que eles não ficassem desamparados, resolveram continuar as ministrações no próprio apartamento do Apóstolo.

O casal continuou a ser ministrado, mas acabou levando outro casal para o encontro e assim, sucessivamente, até que o apartamento não comportava mais a quantidade de pessoas. Foi, então, que eles tomaram a decisão de alugar um local para as reuniões. Esse local foi um salão no piso superior da pizzaria Livorno na Rua Vergueiro, no bairro de Vila Mariana em São Paulo.

O primeiro tempo de crescimento - do apartamento ao restaurante

O tempo foi passando e muitas pessoas foram se agregando ao grupo. A responsabilidade com a obra e o temor ao Senhor fizeram o Apóstolo pensar, num determinado momento, em acabar com a reunião e direcionar o povo a que procurassem uma igreja. Foi, então, que algo incrível aconteceu. O bispo Gê, que havia vendido uma estamparia de sua propriedade naquele dia, trouxe o dízimo daquele negócio e entregou nas mãos do Apóstolo. Aquilo foi um sinal do Senhor. Não havia mais como resistir, pois era realmente a vontade de Deus que um novo ministério começasse ali. Um ministério que iria revolucionar o meio evangélico, trazendo uma nova visão do que é ter Jesus no coração: RENASCER EM CRISTO!

Já como um indício do que seria uma marca em nosso ministério - a prosperidade - o proprietário do Livorno pediu o salão que estava sendo utilizado para as reuniões, pois a pizzaria estava prosperando e eles necessitariam daquele espaço. Foi, então, que outro marco profético se estabeleceu: a Igreja Evangélica Árabe

Do Livorno á Igreja Árabe
Era necessário conseguir um outro local para a próxima reunião. O culto não poderia deixar de acontecer, e foi assim que eles saíram em busca do novo local. Já tendo rodado praticamente todo o bairro, ao passar em frente à Igreja Evangélica Árabe - no bairro do Paraíso em São Paulo - o Espírito Santo falou ao Apóstolo que aquele era o local. Conversaram, então, com o pastor da igreja e ficou acertado que nossos cultos seriam realizados lá.
Os primeiros desafios, então, começaram a surgir. Ao entrar no templo, que estava fechado há muito tempo, até um morcego havia lá!Um morcego! Foi, então, que se iniciou uma reforma do salão, inclusive aumentando o seu espaço através do recuo da parede do altar.

A igreja crescia sem parar. As reuniões de segunda-feira, realizadas na garagem do prédio, atraíam jovens e mais jovens, que se entregavam a Jesus e eram libertos das drogas. O início da banda Katsbarnea foi um marco que revolucionou a música gospel no Brasil. Artistas que se apresentavam na noite, agora totalmente libertos, tocando para Jesus e atraindo multidões de jovens. Foi um momento poderoso na caminhada do nosso ministério
A prosperidade começa a ser manifesta - rumo á Lins

Como já dissemos, a prosperidade sempre foi urna marca presente em tudo que fizemos, desde o início da igreja. Com o crescimento, tomava-se necessário agora um novo local. O desejo do Apóstolo era que fosse um local nosso. Foi aí que o Senhor usou um pastor para trazer uma palavra profética de que Deus nos daria um prédio maravilhoso, num local excelente e com um detalhe: teria um ponto de ônibus na porta. Começaram, então, a procurar o prédio até que um dia, a Bispa Sônia, passando em frente ao prédio da Lins, deu um grito, dizendo: - "Olha o prédio que está para vender!", O local já havia sido um cinema, uma agência de automóveis e, agora, estava fechado.

Na primeira visita ao lugar, a presença de Deus foi fortíssima e Ele confirmou a promessa de que aquele local seria nosso.

Quando a notícia foi dada ao povo, vivemos aquilo que Moisés viveu quando os espias foram ver a terra. Calebe e Josué creram mas, os outros dez espias infamaram a terra, dizendo ser impossível conquistá-la. Alguns foram incrédulos quanto à compra daquele prédio, já que o valor, aos olhos humanos, era astronômico. Um detalhe interessante e sobrenatural é que aqueles que entravam no prédio, com incredulidade no coração, saíam cheios de pulgas e aqueles que criam, eram poupados.

Graças a Deus, nós também tivemos nossos Josué e Calebe: Apóstolo Estevam e Bispa Sônia, pessoas que olharam a terra e, a despeito das dificuldades e até das impossibilidades, nunca deixaram de crer que o Senhor nos faria habitar na "terra que mana leite e mel.

Iniciou-se, então, uma campanha para comprarmos o prédio da Lins. O desafio foi lançado e o povo se envolveu doando jóias, valores em dinheiro, objetos de valor, dentre muitas ofertas. O próprio Apóstolo doou um apartamento e foi feita uma ação entre amigos de um automóvel. Somando-se todas estas ações, o valor arrecadado não chegava ao dízimo do valor do prédio. Apesar disso, havia uma alegria e uma disposição no povo em entregar que lembrava a Igreja Primitiva. Nada mais natural, já que estávamos debaixo de um mover apostólico. Desde o início, tomado por esforço.

Nossa visão de batalha espiritual já se mostrava atuante, com o povo jejuando e orando e a Bispa Sônia dando sete voltas no local, até que o Senhor deu um sonho ao Apóstolo. Nesse sonho, ele via um empresário que compraria o prédio para a Igreja e, passado algum tempo, ele encontrou este homem num almoço de negócios. A partir daí se desenrolou um testemunho poderoso pois, aquele homem era cristão e disse que, se o Senhor confirmasse em seu coração, ele compraria o prédio. Esse homem viajou para a Europa e ficou lá durante mais de um mês; enquanto isso, a igreja orava para que o Senhor prosperasse os negócios daquele homem e que falasse ao seu coração. Na volta desta viagem, o sonho se tornou realidade e conquistamos aquilo que parecia impossível aos olhos humanos mas, que já era o plano de Deus para o estabelecimento desta visão maravilhosa da qual fazemos parte: RENASCER EM CRISTO!

Nenhum comentário: