terça-feira, 10 de julho de 2007






LITURGIA DE CULTO




Começo com abertura




* Saudaçao - cumprimentando os irmãos com a Paz do Senhor ( devemos ser claros e objetivos, pedindo a Igreja para se levantar o que é uma forma de demonstrar reverência e disposiçao).




* Leitura de um Salmo, porque os textos de salmo sempre exaltam, glorificam , proclamam e são um convite para as pessoas louvarem ao Senhor. (É claro que posso também ler um outro texto da bíblia sem ser Salmo, mas este obviamente tem que expressar agradecimento , louvor e exaltaçao do amor e da alegria de Deus).




* Oração consagrando o culto , é uma oraçao rápida, clara e objetiva de convite e gratidao ao Pai.




( Do início até aqui, o tempo gasto deverá ser + ou - de 3 a 5 minutos)




* Louvor com quatro músicas , normalmente bem agitadas e alegres que são escolhidas pelo Ministro de Louvor com base na Palavra. A primeira música é sempre um convite e a segunda música, mais agitada e de guerra espiritual.




* Oraçao do Perdão junto com a oração da Família
Se quiser, eu posso ler um texto breve antes de orar. Importante: A pessoa que vai pedir perdão não pode pedir perdao pelos pecados dela mesma. Porque subentende-se que ela já está em santidade. Nesse momento eu intercedo pela Igreja e oro pela vida do povo. A oraçao não pode ser mecânica, tenho que ser sensível ao Espírito. Temos que levar ao povo a se consagrar, a colocar os pecados no altar onde há perdão. Esse é um momento de quebra de resistência . Devo evitar orar em línguas no momento da oraçao do perdão. A oraçao em língua é mais para um momento de guerra. Ref João 20:23, reafirma a verdade que só o Senhor libera perdão sobre a nossa vida e é no nome de Dele que também temos autoridade para perdoar pecados. A Oraçao do Perdão deve durar em média entre 5 e 7 minutos. Na parte da Oraçao da família, quem está ministrando não pode ministrar por pessoas individualmente falando. Posso consagrar as famílias e quebrar espíritos. Devo orar pelas famílias e posso orar pelo Estado, Cidade e País. Devo orar pelas autoridades da Igreja e familia como : Bispos, Pastores, Presbíteros, Diaconos e membros. Posso fazer mençao a minha família. obviamente de forma rápida, apenas uma pincelada.Posso fazer mençao também ao Gidão e ao Josué. A oraçao deve ter no máximo entre 5 a 10 minutos.

* Oração Apostólica

*Ler avisos

*Ler testemunhos. Antes a pessoa que abriu o culto deve ler os testemunhos e no caso dele for grande, grifar os pontos mais importantes. Caso seja de dificil entendimento, pedir ao irmão que reescreva o testemunho porque nao ficou muito claro.


* Ministraçao da oferta ( seja objetivo, levando as pessoas a entenderem o objetivo de semear e depois orar). A ministaçao e a oraçao da oferta devem juntas variar entre 10 e 15 minutos . No culto principal ,o momento da oferta pode ir no máximo até as 7e55 para oito horas eu já ter terminado.
* Louvor de Oferta, tem de ser de agradecimento e entrega pode até ser rápida mais deve falar de amor e gratidao . Normalmente as musicas sao escolhidas pelo ministro de louvor e tem referencia com a Palavra.
MINISTRAÇAO DA PALAVRA até 40 minutos
* Depois vem as orações, do chamamento e a Oraçao do Volta Logo
Somente depois desses momentos é que vem a oraçao com base na ministraçao ( de 5 a 10 minutos), essa oraçao é de guerra, de clamor onde podemos pedir para as pessoas declararem a palavra e profetizarem.
* Bençao Apostólica
Observaçoes:
O Culto tem a duraçao de duas horas ( as exceçoes podem existir mais não são regra).
* Finalizando com Louvor
ADENDOS
A oferta de Milagres tem um propósito diferenciado. Antes no culto , você oferta pela Palavra, motivado nesse sentimento. Agora a oferta de milagres é uma oferta de gratidão, daquilo que deseja a minha alma.
O momento destinado ao Batismo é sempre depois da ministraçao da oferta, depois do louvor~. Um oficial está sempre posicionado a levar o que vai se batizar até o batistério.
Em casos de Ceia, ela começa depois da oraçao FINAL da Palavra , quando os oficiais se posicionam atrás da mesa da ceia. O primeiro elemento consagrado é o Pao, canta-se uma cançao enquanto ele é distribuído. O louvor nao é na íntegra, ele pára quando o Pastor ou o Bispo identificar que todos já foram servidos. Apenas na Oferta , é que ele segue na íntegra.
Na preparaçao da Ceia, o responsável deve levantar a equipe que vai trabalhar, comprar o pao e o suco antes e ter a convicçao de que esse é um momento muito sério. Nao pode haver brincadeiras! Cada um deve se consagrar , abençoar cada cálice ou pão ( pedindo que todas as pessoas recebam cura, libertaçao etc..). A distribuiçao é feita pelo Diácono ( aquele que serve a mesa. Quando não há diáconos na Casa, os Presbíteros servem à mesa ou os aspirantes). Só se vai a frente quando se é convidado, não se convide jamais.
Após esse momento, vem a Oferta de Milagres, levando o povo a escrever e a ofertar - consagrando algo ao Senhor. Depois vem mais um louvor e a consagraçao do Vinho , canta-se mais uma música e vem a Bençao Apostolica. na Igreja Renascer em Cristo mesmo a pessoa que não é batizada pode participar da Ceia, porque o Batismo é uma ordenança e o que determina que ela participar da ceia é aceitar o Senhor como seu verdadeiro e unico salvador.
Sobre o recolhimento de ofertas, as crianças podem contribuir em qualquer idade.
* Os ministério de apoio ao culto são:
Diaconia
Intercessão
Kids
Louvor
Teen ou Baby
Adote, batismo, quiosque
Bazar
* Uma diaconia se organiza com diferentes pessoas de diferentes funcoes que sao chamadas a participar pelo Líder. Ressaltando que a Diaconisa é para toda a Igreja, pastor e Bispo não entram na diaconisa porque estào pregando . Quem determina quem é líder de Diaconia é o Pastor da Igreja Já o líder dos diáconos é o Presbítero.